Com voto de Cármen Lúcia, STF forma maioria para condenar Bolsonaro e outros sete réus por golpe de Estado e outros quatro crimes

Com voto de Cármen Lúcia, STF forma maioria para condenar Bolsonaro e outros sete réus por golpe de Estado e outros quatro crimes

Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República no caso dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O placar chegou a 3 votos a 1 após a ministra Cármen Lúcia acompanhar o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


“Eu estou concluindo, acho que neste caso está comprovada a violência e a grave ameaça”, afirmou Cármen Lúcia ao justificar seu voto. Com a decisão, já há maioria para responsabilizar Bolsonaro, seus ex-ministros e militares de alta patente envolvidos no núcleo considerado central da tentativa de ruptura institucional.


Os crimes pelos quais os réus já têm maioria de condenação são: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.


Além de Bolsonaro, também foram enquadrados Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice em 2022).


Mauro Cid, que firmou acordo de colaboração premiada, poderá ter a pena reduzida. Flávio Dino já sinalizou voto favorável à aplicação integral dos benefícios previstos no acordo, destacando a eficácia da delação.


Ainda falta o voto do presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, mas a condenação já está assegurada. Na sequência, os ministros deverão discutir a dosimetria, isto é, o tamanho das penas de cada condenado. O julgamento segue em fase decisória e reforça o cerco judicial contra Bolsonaro e a cúpula de seu governo por envolvimento em atos golpistas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

STF condena Jair Bolsonaro e sete réus pelo 8 de janeiro; definição das penas está prevista para esta sexta Anterior

STF condena Jair Bolsonaro e sete réus pelo 8 de janeiro; definição das penas está prevista para esta sexta

AO VIVO: acompanhe o 3° dia de votação do julgamento de Bolsonaro no STF Próximo

AO VIVO: acompanhe o 3° dia de votação do julgamento de Bolsonaro no STF

Política